A BICICLETA ESTIMULANDO O COOPERATIVISMO

A bicicleta além de ter seu charme e ser um importante meio de transporte também pode significar inclusão e transformação social. 

O projeto  ASPE - A Semente Projeto Esperança,  de um morador  da cidade de Campo Grande - MS, é um bom exemplo. Um trabalho lá de longe que bem poderia inspirar os ribeiroapretanos e região. O PROJETO nasceu dia 29 de Julho de 2012 e tem tido como objetivo reciclar bicicletas para doação a pessoas carentes, principalmente crianças.  O projeto de Valdemir Dias, que começou há sete anos retirando inclusive diretamente do lixo peças para serem reaproveitadas, tem caráter voluntário e já reciclou e doou 362 bicicletas em três anos de trabalho. Só neste ano foram 81 bicicletas.

A casa do voluntário, onde também funciona a sede da ONG, é uma oficina aberta a todos que desejam ajudar e aprender o ofício do fundador do projeto. O que é doado é separado e toda a bicicleta é reconstruída na oficina, desde a pintura até a montagem.

O trabalho acaba envolvendo um exercício de consciência em relação à produção de lixo e à própria reciclagem, não só de bicicletas, mas de livros, roupas, calçados  e brinquedos, dos tantos materiais já compuseram o Varal Solidário da ASPE. E também permite a geração de renda. Valdemir calcula que, de cada dez bicicletas recicladas, 2 a 3 pessoas são envolvidas.

Inspirado, Valdemir quer expandir a idéia para fabricar cadeira de rodas, pois já conseguiu  doar em torno de 14, e também fazer carrinhos acoplados às bicicletas para a captação do material reciclado.

Que esse projeto inspire mais pessoas!

 Foto cedida por Valdemir dias
 Foto cedida por Valdemir dias
 Foto cedida por Valdemir dias
 Foto cedida por Valdemir dias
 Foto cedida por Valdemir dias
 Foto cedida por Valdemir dias
Foto cedida por Valdemir dias

Pra quem quiser conhecer e replicar nas nossas bandas, aí vão alguns links:





Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Projeto Rua Aberta Nove de Julho